segunda-feira, 4 de março de 2013

AS CHUVAS DA MADRUGADA - Um dos primeiros manuscritos, redigidos à luz de lamparina, nos primeiros meses quando se iniciou a pesquisa que estuda o magnetismo solar direto - Lóbulo solar descoberto empiricamente e confirmado em 2013


Foto tirada na Bahia, em uma área rural, ao lado de onde
este texto foi redigido. Na época, o alaranjado dos
 entardeceres eram observados como sinais da
influência magnética do sol no tempo.

AS CHUVAS DA MADRUGADA

Primeiros escritos que deram início à pesquisa que estuda o magnetismo solar direto (todos os artigos em Ambiente Científico 1 - blog)

Extraído de Observações Acerca do Tempo - escrito à mão, à luz de lamparina - 08/03/2006 e publicado neste blog em 04/03/2013



"Choveu na madrugada, mais ou menos das 4 às 6 horas. No entanto, a causa,desta vez, pode ter sido diversa em relação à causa da chuva de ontem, ou melhor, levemente diversa, pois o ar estava úmido e não seco. Ontem também caíram uns poucos e breves pingos porque a umidade do ar já estava elevada e a diferença de temperatura entre as nuvens e o ar superficial não foi suficiente para uma condensação e precipitação mais intensa.

O que ocorreu nesta madrugada teve como causa principal o acúmulo de energia calorífica nas partes altas e no centro das nuvens durante o dia anteiro. Em dias "quase que invernados", parte da energia solar é refletida de volta ao espaço (albedo ou refletância), parte é absorvida pelas nuvens e uma pequena sobra chega até a superfície terrestre. A porção que é absorvida pelas nuvens permanece até a madrugada seguinte, mantendo a temperatura das nuvens mais elevada que a camada superficial (camada atmosférica entre o solo e as nuvens). Esta diferença é que propicia o lento condensamento e a demorada precipitação durante a madrugada. Atenuados trovões significaram uma reacomodação nas camadas das nuvens em precipitação.

O tempo terminou de "invernar". O esgotamento das nuvens adensadas só possibilitou finíssimos pingos durante toda a manhã.
Desde as 10 horas, ventos moderados, sem direção muito definida, se iniciaram. Convectivos ou alísios que voltaram ?

Este é um dia de forte influência de um lóbulo solar. Quando todas as condições básicas já estão presentes, chove de qualquer maneira, na intensidade que deve ser segundo estas condições, ou seriam dependentes da influência do lóbulo solar ? Bom, pelo menos todo o processo de máxima precipitação está coincidindo com a aproximação da, também, máxima influência do lóbulo solar. Ou ele irá apenas intensificar as precipitações?

Luiz Vieira Spinola, 8/03/2006

Observação interessante acrescentada ao rascunho de publicação : Sobre a influência citada do lóbulo magnético solar, hoje, em 10/01/2013, dia da digitação do original, consultei o Spaceweather sobre os valores do CMI em 8/03/2006, tendo obtido :
Dia 7 :   3.1 / 1.2 Sul
Dia 8 :   1.3 / 0.3 Norte
Dia 9 :   8.1 / 2.8 Norte
Dia 10 : 7.5 / 5.9 S

Nesta sequência de CMIs, os dias 8 e 9 configuram-se como máxima dinamização ou dias de influência máxima do magnetismo solar direto.
Na época, em 2006, eu não tinha acesso à internet. A definição de passagem de um lóbulo solar fora feito de forma acertada e empiricamente.

Para ler mais sobre os primeiros escritos procurando nos MARCADORES. à direita

Conheça mais sobre esta pesquisa que estuda o magnetismo solar direto em "Todos os Artigos" no Ambiente Científico 1 - blog






Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores


Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 

 

Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Email, endereço, telefones atualizados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário !!