sábado, 11 de abril de 2009

OS CORPOS FLÁCTEIS - Interação de forças gravitacionais nas nuvens - Baixíssima densidade - Flactilidade - Ponto de ruptura - Ponto de precipitação.

Este é o segundo texto do trabalho 'OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO", publicado com o intuito de expor o início da pesquisa sobre o "magnetismo solar e as chuvas". Estes textos foram escritos em 2006/2007.


Clique aqui para ler as atualizações da pesquisa e os ensaios de previsão do tempo


A TEORIA DOS CORPOS FLÁCTEIS - E sua susceptibilidade a pequeníssimas variações de forças gravitacional, mecânica e magnética

Por Luiz Spinola
Escrito em março/2006


Entre as diversas condições propícias para a formação de nuvens e as precipitações, além das principais - umidade externa à região, umidade local, diferenças de temperatura e efeitos orográficos - , convém salientar, neste trabalho de natureza inquiritiva, as possíveis influências das pequenas variações na gravidade e no magnetismo terrestres. As nuvens são corpos flácteis(neologismo), assim como as plumas, a fuligem, a poeira, as micro-partículas orgânicas em suspensão atmosférica, além de quaisquer partículas livres no ar ou no espaço.

Tal "flactilidade" (neologismo), quando associada a corpos de maior volume, confere à nuvens sensibilidade a pequeníssimas variações nos campos gravitacional e magnético da terra.

No nosso caso, o relêvo é que determina estas variações, bem como possíveis mudanças nas naturezas rochosas(grau de densidade, principalmente).
Elevações - montes, montanhas, chapadas - provocam um aumento na força gravitacional, e depressões - planícies, "kenions", depressões marítimas - fazem diminuir a força de gravitação. Tais variações são mínimas e desprezíveis, por exemplo, nas balanças mais sensíveis, mas suficientes para interferirem na aglomeração progressiva das nuvens e na definição do "ponto de precipitação". (Se a variação da gravidade for para mais, o ponto de precipitação ocorre mais cedo.) Influências semelhantes acontecem quando são observadas pequenas variações no campo magnético da terra - interagindo também com o magnetismo provocado pelas descargas e cargas elétricas atmosféricas. As interferências nos processos vão desde a "nevoação" até, mais uma vez, no "ponto de precipitação" ( quando todas as causas que principiam uma chuva intensificam-se até um momento em que os fenômenos desenvolvem-se abruptamente - de forma exponencial ). Outra interferência é na aglomeração de gotículas e na aglomeração de nuvens. As variações magnéticas localizadas seriam provocadas por extensas áreas preenchidas com rochas metálicas, nas elevações, no subsolo ou abaixo de regiões atmosféricas caracterizadas por anomalias magnéticas.

Parece que as pequenas variações de magnetismo e gravidade acarretariam também pequenas variações nos processos pluviáteis, mas há que se pesquisar mais, pois estas mínimas variações de forças podem alterar o tempo em uma escala bem maior do que aparentemente se apresenta.

Convém citar que os corpos flácteis também são susceptíveis às forças mecânicas exercidas pelo vento atmosférico e pelo vento solar, ou à incidência da poeira cósmica em partículas atômicas, em átomos, em moléculas atmosféricas (que compõem corpos flácteis na alta atmosfera ou no espaço) e, possivelmente, em corpos flácteis mais densos, como as nuvens.

(Cont...outros trechos discorrem mais sobre este assunto)

Luiz A. V. Spinola
Escrito em 1/3/2006
Publicado em 11/4/2009

Direitos autorais desta pesquisa sobre métodos de previsão muito antecipada do tempo devem ser reservados ao autor.

Proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos desta página sem o prévio consentimento do autor ,a não ser em sites e outros meios de comunicação e educação que não visem lucro direta ou indiretamente.

Participe deste trabalho de pesquisa compartilhada inscrevendo o seu email em :http://groups.google.com/group/ambientecientifico1

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS, TRABALHOS, LINKS E OPINIÕES PARA :ambientecientifico1@googlegroups.com


LEIA NOVOS ENFOQUES NA PESQUISA SOBRE A INFLUÊNCIA DO MAGNETISMO SOLAR ,ENTREMEADOS NOS ENSAIOS DE PREVISÃO DE CHUVAS PARA FEVEREIRO DE 2009 e....

ACOMPANHE A PESQUISA ATUAL EM :http://groups.google.com/group/ambientecientifico1/web

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!



Verifique a disponibilidade de envio de CD ou arquivos contendo as 20 próximas partes do trabalho : “OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO” – Uma mescla de especulações, de ficções, de proposições científicas e de observações muitas vezes descritas em agradável linguagem poética !!luizavspinola@gmail.comPor favor, não insira este email em listas. Envie a sua divulgação para : ambientedivulgacoes@googlegroups.com

HOSMAGSOL