terça-feira, 25 de maio de 2010

A INFLUÊNCIA DOS LÓBULOS MAGNÉTICOS SOLARES NA FORMAÇÃO DE NUVENS E EM OUTROS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS - Similares a auroras - Hipótese de um número maior do que quatro para as regiões magnéticas do sol - Inclinação do eixo do sol - Encadeamento positivo - Processo exponencial - Importância das florestas na formação de nuvens.

A Influência dos Lóbulos Magnéticos nas Nuvens e em Fenômenos Ópticos Observados
Este artigo faz parte das transcrições das primeiras "Observações Acerca do Tempo" de onde surgiram as inspirações para a pesquisa que estuda a influência dos fatores extra-atmosféricos no tempo, bem como as previsões de dias de maior incidência de eventos severos e de previsão de atividades solares.
Clique aqui para conhecer o estágio atual da pesquisa ( Grupos Ambiente Científico 1 )



Observações sobre o tempo em 03/03/2006
( Dia de forte influência magnética solar )


Fenômenos parecidos a auroras


Ao pôr do sol, avistei novamente o mesmo corredor azul e as mesmas faixas laranja-róseas de ontem. Só que desta vez, menores. A primeira faixa, iniciava-se no poente e terminava mais acentuada no nordeste, enquanto se encurvava sobre o horizonte. Contíguo a esta primeira faixa, estendia-se o corredor azul e, ao lado deste, a segunda faixa, da côr laranja-rósea, que cobria 1/4 do céu e que também se intensificava no lado norte e nordeste.




Hipótese de um número maior que 4 lóbulos magnéticos solares


Estes fenômenos, curiosos e aprazíveis aos olhos, seriam sinais de intersecção entre lóbulos solares ? Seria o magnetismo terrestre "moldado" pelo solar a partir de fluxos de elétrons na ionosfera ? As mesmas causas provocariam outros fenômenos próximos à América Central ou no sul dos Estados Unido ? ( Obs em 25/05/2010, dia da publicação : Não me lembro a que me referia. Provavelmente a notícias de eventos severos no tempo, nestas regiões ). Existiriam mais que 4 lóbulos ?.... Quem sabe as próximas investigações possam responder a estas perguntas.




Em 04/03/2006 - média influência :


Transições máximas e mínimas


No pôr do sol ainda avistei um fraco rubor alaranjado entre oeste, norte e nordeste, levemente acentuado nesta última direção. Este é um sinal coerente com 51 horas após máxima influência do lóbulo solar ( último no dia 2, às 15:00 Hs ( Próximo mínima influência : máx. anterior mais 3 dias e 6 horas ( 6 e não 9 por causa da regressão ? ) = domingo às 21 hs. ( Obs em 25/05/2010 : Nos primeiros dias da pesquisa designava os dias de máxima influência como "transição máxima" e os dias de mínima, como "transição mínima" ) 




Conclusões que levaram à hipótese da inclinação do eixo do sol


Se o corredor e os feixes coloridos do dia de máxima influência solar são dispostos no sentido oeste-leste, isto sugere a hipótese que o sol tem seu eixo de rotação transversal ao da terra ( ou ortogonais entre si). Neste caso, os dois eixos formariam uma cruz. ( Obs em 25/05/2010 : hipótese relativamente correta, pois, posteriormente, me informei que o eixo do sol tem uma inclinação em torno de 8 graus em relação ao eixo da terra. Porém, ainda não está claro se a relação é entre o eixo do sol com o eixo da terra não inclinada, ou em relação ao eixo de inclinação da terra (23,....graus mais 8 graus, ou 23 graus menos 8 graus, ou simplesmente 8 graus - colabore com a pesquisa enviando informações....).




Em 05/03/2006 - fraca influência :


A teoria do "encadeamento positivo" e a importância das florestas e da influência solar na formação de nuvens


"O dia com mais vapor d`água, névoa e nuvens nas camadas 1 e 2, foi mais uma evidência do processo de "encadeamento positivo", pois este aumento na nebulosidade não ocorreu por introdução de ar úmido vindo de outras macro-regiões e, sim, foi sendo acumulado nesta macro-região (Bahia, norte de Minas, oeste de Goíás e Pernambuco), onde não está chovendo e o ar está praticamente parado. A entrada de ar úmido vindo de outras regiões(embora em pequena quantidade), somada ao vapor d`água extraído da terra e da vegetação nestes dias, configurou-se em um saldo positivo na quantidade final do vapor d`água atmosférico. O acréscimo diário deste vapor  aumenta gradativamente a formação de nuvens locais que, se em seu ciclo final coincidir com dias de mais forte influência magnética, o resultado se converterá em um número maior de chuvas esparsas localizadas. O encadeamento positivo, como em um processo que cresce exponencialmente, exige a soma de todas as possíveis fontes de vapor d`água, inclusive da maior evaporação possível provinda das florestas, para alcançar o seu ponto de ruptura (momento em que o processo se desencadeia exponencialmente), além da atuação de causas que potencializam a formação das nuvens, como é o caso da forte ou máxima influência do magnetismo solar. ( Obs em 25/05/2010 : quanto a vapor d`água na atmosfera, pesquise o conceito de "evapotranspiração" )


Escrito em março de 2006
Publicado em 25/maio/2010


Luiz Antonio Vieira Spinola


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial deste texto em sites ou outros meios de divulgação e comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. Para sites gratuitos, por favor, copie com os adendos abaixo :


Sugestões para correções e melhorias são bem recebidas. Ajude a construir o conhecimento !!
   
Ensaios de previsão do tempo segundo o magnetismo solar, para todos os meses, desde dez/2008

Artigos, trechos e comentários sobre a pesquisa

Ensaios de previsão de atividades solares ( manchas, explosões, etc, )

Acompanhe as observações localizadas em São Carlos-SP e a estatística do número de confirmações







CONTRIBUA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A CONTINUIDADE DESTA PESQUISA, além das atividades de disseminação de conhecimentos inovadores nos Grupos-Ambiente !!....
"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)





CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!
http://groups.google.com/group/ambienteinfoera/web




HOSMAGSOL
HOSEIDE
(palavras-chave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário !!